Mentoring: o segredo da sucessão
O mentoring sempre foi utilizado nos processos de sucessão, antes mesmo de receber essa denominação.
Mentorear, em poucas palavras, é apresentar, orientar e conduzir de perto aquele que em breve assumirá um grande desafio.
A maturidade necessária à sucessão começa com o conhecimento do universo tratado, da compreensão do micro e do macroambiente, como clientes, fornecedores, mercado, equipe, barreiras e entrada e saída do negócio, assim como câmbio, fatores ambientais, política nacional e internacional e economia mundial, entre outros.
A partir de então, a prática profissional se inicia simples e pequena e alcançará um novo patamar à medida em que subsidiar esse novo executivo com elementos para sua análise do negócio, como: risco, tempo, escopo, custo, qualidade, comunicação, recursos, clientes, retornos sobre investimentos, recursos humanos etc.
Chegará o momento em que, se bem mentoreado, poderá sintetizar de forma madura a viabilidade de novas condutas e finalmente estará apto para avaliações robustas em que fará uso de juízos de valor quantitativos e qualitativos.
A aderência desse profissional à equipe se dará conforme essa o reconhecer como apto ao compartilhamento de decisões estratégicas.